Logotipo do Brazilian Martial Arts Team - B.M.A.T Fazer Login

(11) 98697 7412

Brazilian Martial Arts Team - B.M.A.T

Brazilian Martial Arts Team
Você está em: Home>> Trabalhos acadêmicos

Trabalhos Acadêmicos

Acreditando que as artes marciais não deve se sustentar em apenas conceitos empíricos e hipotéticos decidimos criar esta área para contribuir com praticantes, admiradores e estudiosos dos esportes de luta oferecendo a acessibilidade a monografias, dissertações, teses e artigos que contenham informes de cunho acadêmico.

Os textos contidos nesta seção são frutos de estudos científicos provenientes de nossos dirigentes, professores e colaboradores que mediante a carência de pesquisas no campo marcial decidiram se dedicar no enriquecimento erudito da doutrina marcial.

São fontes inexauríveis para o artista marcial explorar em complemento a sua formação integral, por meio do conhecimento da cultura geral das lutas, nas suas mais diversas compreensões, desde sua história, evolução, costumes, filosofia, comportamento, treinamento, etc.

Logo abaixo disponibilizamos na íntegra o teor desta obra acadêmica para consultas e estudos dos desportes de luta.


Compartilhe

Kickboxing e LPO (Levantamento de Peso Olímpico)
A influência do exercício de LPO

A influência do exercício de LPO (Levantamento de Peso Olímpico) no incremento da taxa de desenvolvimento de força em praticantes de Kickboxing.


Autor: Marcio Machado


O Kick Boxing foi criado no início da década de 70 nos EUA por praticantes de karatê e outras modalidades de luta com o propósito de oferecer aos competidores novas possibilidades de combate com golpes mais contundentes. Ramificou-se rapidamente pelo mundo por sua composição e por sua eficiência técnica. Por se tratar de um esporte de características intermitente e com ações de predomínio da capacidade física de potência, sugere-se inserir na periodização do lutador treinos complementares de força. O objetivo do presente estudo foi analisar a inserção do exercício de Levantamento de Peso Olímpico (LPO) como método complementar no incremento da Taxa de Desenvolvimento de Força em praticantes de Kick Boxing.

Karatê no estilo Shorei Ryu
karate shorei Ryu

A cronologia histórica do Karatê no estilo Shorei Ryu: de Okinawa para as Américas


Autor: Marcio Machado


O Karatê é uma prática desportiva de luta marcial com origens ancestrais, desenvolvida na ilha de Okinawa. O estilo Shorei Ryu é descendente da escola do Naha-Te, cujo criador foi o mestre Kanryo Higashionna. Foi introduzido restritamente nas américas pelos mestres Robert Trias e Péricles Veiga. Por se tratar de um estilo pouco difundido não há muitas informações sobre seu desenvolvimento e prática. Deste modo, o presente trabalho teve por objetivo coletar dados facilitando a busca por sua cronologia histórica. Nos dias atuais existem poucos praticantes do Shorei Ryu no mundo. Diante dos raros documentos existentes sobre o respectivo estilo conclui-se que há necessidade de documentar sua existência para que sua história não desapareça na contemporaneidade de outras artes marciais.

Benefícios do treinamento proprioceptivo: Prevenção de lesões
beneficios_treinamento

Os benefícios do treinamento proprioceptivo na prevenção de lesões de entorse de tornozelo em praticantes de artes marciais


Autor: Marcio Machado


A entorse de tornozelo é uma lesão que causa um estiramento ou ruptura de um ou mais ligamentos da articulação do tornozelo, muito comum em esportistas de modalidades de luta que tem em seus gestos esportivos mudanças de direção rápida, saltos, deslocamentos repentinos e paradas bruscas, cujos movimentos são comumente realizados em tatames instáveis. Este artigo teve por objetivo estudar os benefícios do treinamento proprioceptivo na prevenção da entorse de tornozelo em praticantes de artes marciais. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura contendo diversos estudos sobre o tema específico. Os resultados demonstram ganhos consideráveis na estabilidade articular e maior equilíbrio corporal propriedades essenciais a todo marcialista. Conclui-se que o treino proprioceptivo é um coadjuvante na prevenção da entorse do tornozelo.

Síndrome do Overtraining
Overtraining

Síndrome do Overtraining


Autor: Marcio Machado



A síndrome do overtraining é caracterizada por um excesso de treinamento responsável pelo surgimento de diversos efeitos adversos, sendo o principal deles a diminuição do desempenho. Sua incidência entre atletas de elite vem aumentando significativamente nos últimos anos, embora tal sintomas também são verificados em praticantes de atividades físicas de lazer. O objetivo desta revisão literária foi de apontar os possíveis mecanismos responsáveis pelo desenvolvimento e efeitos colaterais associadas ao super treinamento. Diversas hipóteses têm sido propostas no intuito de desvendar estes mecanismos. Explicações possíveis para a Síndrome do Overtraining incluem alterações do funcionamento das divisões do sistema nervoso autônomo, respostas alteradas do sistema endócrino e supressão da função imunológica. Segundo a literatura consultada, a Síndrome do Overtraining é tratada mediante a redução acentuada da intensidade do treinamento ou do repouso completo; a prevenção será obtida por meio de métodos de treinamento cíclico com variações de intensidade de treino e, para atletas de endurance, por meio da ingestão adequada de carboidratos para suprir as necessidades energéticas.

Benefícios do treinamento proprioceptivo: Praticantes de artes marciais
treinamento_proprioceptivo_artes_marciais

Os benefícios do treinamento proprioceptivo em praticantes de artes marciais


Autor: Marcio Machado et al


As artes marciais são atualmente uma modalidade esportiva cada vez mais praticada nas academias de ginástica. Apesar de se tratar de uma modalidade com fundamentos filosóficos, a técnica, as habilidades e as capacidades físicas são fatores determinantes no aprendizado e progresso dos praticantes. Cada vez mais novas metodologias de treino são aplicadas no intuito de melhorar o desempenho atlético dos marcialistas. Em face ao crescimento das artes marciais o objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos benéficos que o treino proprioceptivo pode gerar em praticantes de artes marciais, mais especificamente nas modalidades de karatê-do, kick boxing e kung fu. A metodologia utilizada neste estudo foi um programa de treinamento em forma de circuito composto por oito estações que visavam desenvolver as capacidades físicas mais importantes na prática das modalidades priorizando exercícios que se assemelham aos movimentos característicos do esporte, principalmente no que se refere ao equilíbrio corporal e a estabilidade postural. O programa consistiu em 24 sessões de treino, realizadas duas vezes na semana, distribuídas em 12 semanas, em que o tempo de execução dos exercícios foi sendo gradativamente aumentados no decorrer do processo. Os resultados obtidos indicam melhora significativa no equilíbrio estático em ambos os membros inferiores, razoável evolução no equilíbrio dinâmico e na agilidade dos voluntários, considerável aumento na resistência de força de tronco e membros superiores, e imperceptível incremento na força muscular de membros inferiores. Após o término do programa conclui-se que o treino proprioceptivo trouxe resultados positivos na aquisição do equilíbrio corporal e estabilidade postural, contribuindo para o aperfeiçoamento do gesto esportivo dos marcialistas.

Facebook Linkedin

Parceiro

Personal Marcio Machado