Logotipo do Brazilian Martial Arts Team - B.M.A.T Fazer Login

(11) 98697 7412

Brazilian Martial Arts Team - B.M.A.T

Brazilian Martial Arts Team
Você está em: Home>>Modalidades>>Defesa pessoal

Defesa Pessoal Urbana

  • Introdução
  • Histórico da Defesa Pessoal
  • Defesa Pessoal no Brasil
  • Graduações de Faixas

Defesa Pessoal Urbana

A Defesa Pessoal Urbana consiste de um conglomerado de técnicas provenientes das mais diversas artes marciais, cujo objetivo é preparar qualquer pessoa independentemente de seu porte físico ou sexo para se defender de uma agressão.

Trata-se de um sistema de treino que engloba defesas, bloqueios, esquivas, estrangulamentos, imobilizações, alavancas, projeções, desequilíbrios, movimentações e contra golpes que visam repelir as ações de um ou mais agressores.

Envolve também metodologias táticas de uso militar como determinadas posturas de segurança, abordagens, técnicas de condução e desarme.

Não é necessário possuir grandes aptidões físicas e atléticas para aplicar os fundamentos da defesa pessoal, pois seus golpes objetivam coibir as investidas do agressor com simplicidade, rapidez e eficiência.

O público feminino é o mais beneficiado com estas técnicas, pois sua aplicação não envolve a aplicação de força excessiva, e sim de sistemas biomecânicos que conduzirão o agressor a sua remição.

Sua prática também desenvolve o autocontrole emocional e psíquico para que o praticante mantenha-se calmo e soberano diante de situações de risco iminente.

As técnicas devem ser sistematizadas e praticadas com dedicação, para serem executadas com confiança, eficácia e com o perfeito conhecimento de sua aplicação técnica para se obter o resultado esperado.

A proposta da Defesa Pessoal Urbana é preservar a integridade e garantir o direito a vida, pois sua técnica visa a legitima defesa em situações de perigo real.


Saiba onde fazer esta modalidade. clique aqui.

(Autor: Marcio Alberto Machado)

Histórico da Defesa Pessoal

A Defesa Pessoal surgiu da necessidade do ser humano se defender de seus adversários no combate corpo-a-corpo onde conhecimentos técnicos diferenciados de proteção poderiam ajuda-los em momentos de risco de morte.

Professores e mestres de diversas artes marciais de cunho milenar como o karatê-do, hapki-do, aikido o kung fu e outras modalidades de luta, já utilizavam em seus treinamentos habituais métodos eficazes de contenção de agressões físicas, visto que os conflitos imperiais e feudais por conquistas de territórios eram muito rotineiros em tempos remotos.

Outras civilizações que ainda sofrem desta batalha corporal são povos extremistas da região do oriente médio e de países socialistas onde a guerra religiosa e civil é predominante no cotidiano das pessoas que residem nestas localidades.

Em decorrência destes atos constantes de violência, grande parte dos sistemas de autodefesa adveio destes países asiáticos e do leste europeu como forma de se proteger. Dois métodos se destacam mundialmente neste segmento da autoproteção, são eles o Krav Maga de origem israelense e o Systema de procedência Russa. Há também o Kombato procedimento muito utilizado por seguranças e militares brasileiros.

No transcorrer dos tempos foram surgindo outras metodologias de defesa pessoal inclusive para situações mais urbanas, para coibir ataques de assaltantes e de resguardar a integridade física de indivíduos vítimas de brigas por indiferenças sócio comportamentais.

Atualmente a defesa pessoal ocupa posto de destaque nas academias de luta e ginástica de todo o planeta como meio eficaz de autodefesa, principalmente pelas mulheres que veem nesta modalidade uma possibilidade real de defender-se.

(Autor: Marcio Alberto Machado)

Defesa Pessoal no Brasil

A defesa pessoal tornou-se conhecida no Brasil na década de 90 quando a mídia começou a divulgar principalmente nos meios televisivos o Krav Maga, modalidade do serviço militar israelense precursora dos sistemas defensivos de autodefesa militar e civil.

Depois da justa notoriedade adquirida pelo Krav Maga, outras formas de defesa pessoal surgiram no país, muitas criadas e adaptadas por professores experientes de outras artes marciais.

Por se tratar de ações que não admitem erros ainda é escasso o contingente de professores qualificados para exercer habilmente o ofício de ministrar aulas com a segurança que requer esta modalidade.

Sensei Marcio Machado que sempre foi adepto dos esportes de luta e impetuoso estudioso das artes marciais decidiu em 2010 idealizar uma modalidade de defesa pessoal urbana onde se agrega diversos fundamentos técnicos de diferentes atividades de combate com fins preventivos de autodefesa.

Baseado em suas próprias experiências como chefe de segurança e adicionado dos saberes adquiridos nas lutas que praticou como: Capoeira, Kick Boxing, Karatê-Do, Taekwondo, Boxe e Kobu-Do, decidiu unificar estes conhecimentos no propósito de criar um método de defesa pessoal urbana com eficácia para ser praticados por todas as pessoas.

Para torna-la ainda mais completa pesquisou durante anos outras lutas com características imobilizadoras como: Judô, Jiu Jitsu, MMA e principalmente outras vertentes da defesa pessoal como o Krav Maga, Systema, Kokkar Kempo, Kempo Jutsu-Kai, Aikido, etc...

O sistema de defesa pessoal elaborado pelo professor Marcio baseia-se em defender-se de ataques físicos, de arma branca ou fogo com finalidades de remediar uma situação perigosa com destreza e segurança através de ações imobilizadoras, de pressurização em pontos de dor e de contra-ataques vigorosos em áreas vitais do ser humano.

(Autor: Marcio Alberto Machado)

Graduações de faixas

Graduação oficial da B.M.A.T

Facebook Linkedin

Parceiro

Personal Marcio Machado